Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governador abre a 15ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba

Governador abre a 15ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba

Foto: Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho abriu, ontem à noite, no Jangada Clube, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, a 15ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que tem como tema “Renda-se à arte” e conta com a participação de 4.084 artesãos e produtores de 81 municípios do Estado. A expectativa é que até o dia 22 de janeiro seja atingindo um volume de negócios na ordem de R$ 1milhão.

Acompanhado da coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba e primeira dama do Estado, Pâmela Bório, o governador Ricardo Coutinho destacou o esforço do Governo do Estado em levar o Salão do Artesanato de volta à praia. E reafirmou a disposição de continuar incentivando a atividade, seja por meio da concessão de crédito ou da qualificação dos artesãos. Ele lembrou que este ano foram investidos mais de R$ 500 mil, por intermédio do Projeto Cooperar e do Empreender Paraíba, para que as pessoas pudessem produzir mais e melhor.

Para Ricardo Coutinho, o Salão do Artesanato é uma forma de fazer com que os turistas compreendam a nossa história cultural. “Essa é e precisa ser cada vez mais uma das identidades mais fortes, mais firmes da população paraibana, o fazer com a mão nas suas mais variadas expressões”, declarou, afirmando que o Governo do Estado fará o que estiver ao alcance para que mais artesãos se envolvam com a produção e os que já estão envolvidos possam se qualificar cada vez mais e tenham capacidade de distribuir renda pelo Estado. E desejou que o ano de 2012 seja mais forte do ponto de vista da ocupação dos espaços do artesanato paraibano na esfera nacional.

A coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba e primeira dama do Estado, Pâmela Bório, manifestou a satisfação em abrir o 15º Salão do Artesanato da Paraíba e enfatizou que o evento voltou ao local de onde nunca deveria ter saído. Ela louvou os artesãos, os quais, segundo afirmou, produzem riquezas para o Estado e promovem a arte, bem como dão visibilidade a cultura paraibana para o mundo inteiro.

O superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael, destacou que o governador Ricardo Coutinho, ao lado da primeira dama Pâmela Bório, estava dando sequência ao projeto que gera oportunidades de negócios e de vida para pessoas e resgata o que a Paraíba tem de mais bonito e criativo.

A artesã Merilande Filgueiras de Araújo, que produz peças de fuxico, falou em nome dos expositores e fez questão de agradecer ao governador Ricardo Coutinho por levar de volta à praia o Salão do Artesanato. Segundo ela, este era um sonho de todos os artesãos, que hoje, por meio do Programa de Artesanato, conseguem obter uma renda para o sustento das famílias por um período de até seis meses. E disse da felicidade dos artesãos pela oportunidade concedida pelo Governo do Estado.

O Salão – As pessoas que visitarem o Salão do Artesanato da Paraíba, no Jangada Clube, terão oportunidade de contemplar a arte popular associada à expressão simbólica de cada recanto da Paraíba. São 16 tipologias de artesanato produzidas pelos artesãos que utilizam matérias-primas como madeira, fibras, fios, algodão colorido, couro, osso, metais, pedras, entre outros na confecção de objetos de utilidade, decoração e arte.

O 15º Salão de Artesanato da Paraíba é uma promoção do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico com coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório. O Programa recebe ainda a parceria da Prefeitura de João Pessoa, Sebrae, Banco do Brasil e Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Funcionamento – O salão vai funcionar diariamente das 15h às 22h, até o dia 22 de janeiro. Nos dias 24 e 31 deste mês, vésperas de Natal e de Ano Novo, respectivamente, o evento funciona em horário especial, das 10h às 18h. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá atividades. A visitação é gratuita. Apesar de estar próximo à praia não será permitida a entrada em trajes de banho.

Secom-PB